História da família /

Conheça a história...

O Rio Grande do Sul é um estado brasileiro que apresenta forte imigração italiana e alemã, registrando aproximadamente 3 milhões de descendentes de italianos em todo o seu território, principalmente na Serra Gaúcha. A colonização italiana trouxe para a Serra milhares de famílias, entre eles Hilário Libardi, natural do Tirol, localizado ao norte da Itália, e sua esposa Domênica Libardi, natural da Áustria. Desta união nasceram vários filhos, dentre eles Aquilino Libardi.

Nascido em 26 de março de 1909, Aquilino Libardi tornou-se um dos maiores chefes de obras de Gramado, iniciando e concluindo diversos tipos de construções e ajudando não só na supervisão, mas no trabalho braçal junto aos pedreiros. Responsável pela construção da Sociedade Recreio Gramadense e o Hospital Arcanjo São Miguel, Aquilino e sua equipe aventuraram-se também na construção de hotéis, fábricas de móveis, pontes e fábricas de sapatos. Entre os mais fotografados pontos turísticos de Gramado, a Igreja São Pedro com suas enormes pedras esculpidas a mão e o Palácio dos Festivais (antigo Cine Embaixador).

Da união entre Aquilinio e Maria Libardi, nasceu entre os filhos uma menina, Iracema Libardi, que viria a se casar com Luíz Roldo Filho, também gramadense. Na década de 1960, juntos deram início ao histórico do Hotel Gramado Palace. Luíz Roldo Filho, antigo proprietário do hotel, construiu no centro da cidade de Gramado um pequeno comércio intitulado Bar Central.

Com muito trabalho e esforço juntos construíram uma ampla casa para abrigar uma grande família. Infelizmente Luíz e Iracema não tiveram o número de filhos esperado, e a solução foi acomodar alguns eventuais viajantes em sua casa, devido à quantidade de quartos disponíveis. Nos anos 70 resolve entrar definitivamente no ramo hoteleiro fundando em sua própria casa seu primeiro hotel: Hotel Luiz.

Com o passar do tempo a tímida demanda pela região foi se intensificando e a necessidade de maiores instalações físicas e administrativas também. Instigado pelo espírito empreendedor, Luíz assume o compromisso de construir um novo hotel, maior e mais complexo do que o anterior.

Inicialmente, após o compromisso de construir um novo hotel, Iracema e Luiz procuravam propriedades à venda para a construção de seu novo projeto. Quando encontraram o amplo terreno com mata nativa instalaram o que é hoje o amplo complexo Hotel Gramado Palace. Atualmente empresa é administrada pelos filhos e netos do casal.

VOCÊ SABIA? A construção arrojada mesmo para a época, os próprios hóspedes incentivaram na alteração no nome do hotel, que foi modificada de Hotel Gramado para se chamar Hotel Gramado Palace, como característica de um “palácio”.